no AN de 12 de abril 2008



Arte

Contemplação pelos dedos

Arte-educadora cria quadros em alto-relevo para pessoas cegasDepois de poucos minutos percorrendo as linhas em alto relevo de um quadro, a estudante Talita Fernanda Silva, 15 anos, disse: "Agora entendi! É um pai segurando o filho para ajudá-lo a colocar uma bola na cesta". Talita é uma das 20 crianças que participaram do Projeto Sensações da Arte, em Joinville, que busca ajudar cegos a conhecerem a arte.

Por meio da iniciativa, Talita realizou um sonho que parecia impossível desde que começou a perder a visão, há três anos: pintar um quadro.

A idéia nasceu durante uma exposição da arte-educadora Adriana Volpi em Miami, nos Estados Unidos, em 2006. Lá, conheceu um projeto de inclusão da Miami Lighthouse, uma das entidades para deficientes visuais mais antigas da Flórida. Inspirada pelo que viu, procurou a Associação Joinvilense de Integração para o Deficiente Visual (Ajidevi). Com 20 crianças participando das aulas de pintura, ela criou quadros com linhas em alto-relevo. "O desafio de tentar entender o que estava ali e o fato de ter essa oportunidade de novo têm um valor muito grande", afirma.

Depois dos primeiros quadros, a arte-educadora pesquisou junto com os colaboradores da Ajidevi outras técnicas que poderia utilizar. A partir daí, preparou telas para que cada aluno fizesse a própria pintura. "Foi um resultado de qualidade, uma quebra de paradigma que surtiu ótimo efeito", avalia.

Uma exposição com trabalhos de Adriana e de seus alunos ocorrerá no meio do ano, mas ainda sem data definida. Além de Joinville, outras cidades devem integrar o roteiro.

( aina.vietro@an.com.br )

AINÁ VIETRO | Joinville